CD/DVD

Resenha de
Rodney Mariano


CD DO GRUPO CRIA, "A FAMÍLIA"




Finalmente, depois de tanta expectativa, chega à rádio maluca o CD de Vinícius Castro e o grupo CRIA, “A família”. Eu digo finalmente, porque esses artista já participaram várias vezes ao longo desses nove anos da nossa querida Rádio Maluca e sempre foram bem sucedidos. As crianças adoram.
Vinícius castro é um grande compositor e o CD está coeso da primeira à ultima música e os temas partem do ponto de vista da criança, da filosofia típica delas, deslizando em suavidade plena como a de bons esquiadores. Aliás, esta suave sensação se estende nas melodias e letras deste arretado compositor pernambucano. Destaque para o canto suave e afinado de Maíra Martins e da participação de crianças. Gosto muito do blues-acalanto “A mãe”, do xote “Dos pés à cabeça”, do fox-trote “A avó”, mas, o que me surpreendeu foi o samba-canção “O avô”, pois a levada é de um choro com fraseados infantis que me lembram os desenhos animados.
Os arranjos, são de uma curiosidade arrebatadora, pois foram vários os arranjadores, mas parece que foi feito só por um. Genial!
Eu costumo dizer ao meu amigo Zé Zuca que o Vinícius Castro é o Juca Chaves infantil. Se você escutá-lo, vai entender do que estou falando. CD bom a gente come com os ouvidos. A rádio maluca, recomenda.




BRINCANDO COM PALAVRAS DE JOSÉ DE PAULO PAES E MADAN




Poesia é brincar com as palavras como se brinca com bola, papagaio, pião. Só que a bola, papagaio, pião de tanto brincar, se gastam, as palavras não.” É assim que começa este magistral CD, no qual MADAN, foi abençoado ao musicar as poesias infantis de JOSÉ PAULO PAES.
Uma das divertidas faixas é O BIFE, onde o autor diz que o bife era a cavalo e por isso mesmo, fugiu num galope, transformando um blues em um escancarado COUNTRY.
Os Vocais de GRAÇA CUNHA, JOSIAS DAMASCENO, XICO PUPO, VANDA BREDER E KECO BRANDÃO são ótimos, assim como os arranjos, simples e diretos. Na sequencia, “O que pode você fazer para o elefante tão deselegante ficar elegante?” Ora, troque o F por G... essa é a LETRA MÁGICA. Um simpático samba–rock. PATACOADA, um jazz com espírito de tango. EMPREGO, uma balada com muito suingue, em que o poeta tenta, em vão, achar um emprego pro bicho-preguiça. A poesia pura de: GATO DA CHINA, é o ponto alto do CD, quer ver? “Era uma vez, um gato chines, que morava em Xangai, sem mãe e sem pai, era um gato mais preto que tinta nanquim, de bigodes compridos feito um mandarim...” e por ai vai. A divertida ATENÇÃO DETETIVE, uma rumba cheia de charme e malícia. Barriga CHEIA, que fala de preferencia do Tamanduá por formigas e, finalizando, vem: PARAÍSO, DICIONÁRIO E RARIDADE, onde o poeta na sua sábia rebeldia, demostra toda sua indignação com o que fazem com as araras. Se você pretende dar um toque de qualidade aos ouvidos do seu pimpolho, a Rádio Maluca recomenda o CD, BRINCANDO COM AS PALAVRAS de JOSÉ PAULO PAES E MADAN.



  ARRAIÁ DA ALEGRIA, DE JUJUBA E ANA NOGUEIRA
Este disco de Jujuba e Ana Nogueira, como o próprio nome já diz é temático. Logo, todas as dez faixas estão sintonizadas como clima junino e eles não deixam a peteca cair. Da primeira à décima música, o ritmo é frenético, bombando o tempo todo. Quando escultei a primeira vez, achei que tinha uma que não se enquadrava no contexto mas, ao ouvir novamente, a minha dúvida foi desfeita. As composições são a cara dos autores. Das das dez músicas, Jujuba co-assina nove. Ana Nogueira, além de ser uma boa parceira é também boa interprete. Os arranjos e a direção musical do maestro Anderson Mudesto, estão baseados na sanfona e na percussão, ou seja na levada; e isso é imprescindível numa festa de São João, São Pedro e do santo casamenteiro, Santo Antônio. Uma ou outra puxa o freio mas, é quase imperceptível e a viagem segue impulsiva, frenética e animada. Destaque para a surpresa do disco, a instrumental ¨ Esfola o fole ¨ , de Jujuba e Anderson Mudesto, depois vem ¨ Requebrança ¨ , de Paulo Bi e Jujuba , ¨ Cavalinho ¨ e a ótima ¨ Canjica ¨ , estas em parceria com Ana Nogueira. Tem a engraçadíssima ¨ Casamento no arraiá ¨ e, fechando a festança, ¨ O frevo fervia ¨ de Haroldo César, Marão e Jujuba. Na sua festa junina infantil, recomendo sem pestanejar, o CD ARRAIÁ DA ALEGRIA DE JUJUBA E ANA NOGUEIRA.
 
JUJUBA E ANA NOGUEIRA (imagem de André Luiz)


 
  O ELEFANTE E A JOANINHA,  DE HÉLIO ZISKIND





Não é nenhuma novidade e nem um segredo que o músico Hélio Ziskind figura como um dos bambas da música infantil, eu diria, sem sombra de dúvidas, um verdadeiro gênio, porque consegue transmitir fácil o que é difícil. Neste cd ''O elefante e a joaninha'', melodias, letras e arranjos, beiram a perfeição. Vale ressaltar o estilo versátil e peculiar deste exímio artísta. Tem frevo, samba, funk, rock, tem xacundungas, toada, canções tudo muito preciso e com beleza. E, o melhor, embutidos e refletidos no sonho do espírito infantil. Olha, eu ouso afirmar que, neste cd, não há uma só faixa que se possa dizer ''essa é fraca''. Não tem. Todas, sem exceção, são boas. Aliás, os arranjos do clarinetista Nailor Proveta, são de uma sensibilidade na medida certa. Tudo funciona como se fosse a coisa mais natural do mundo. Os temas abordados também são bem trabalhados, de forma que qualquer criança vai entender e achar graça. Enfim, um cd pra não sair do seu tocador de cd. Sabe aquelas viagens que se faz de carro pro sítio, pra fazenda ou pra casa da avó? Leva ele. Você não só vai viajar fisicamente, como vai voar igual a um passarinho, louco e feliz, planando, nas canções do genial Hélio Ziskind.








                          
DVD DO DUO RODAPIÃO 
 
 

Assistindo e ouvindo o Dvd do DUO RODAPIÃO, tem-se a grata surpresa de um estilo próprio e totalmente integrado ao mundo infantil. Rico culturalmente e preciso na execução. Em suas apresentações áudio-visuais, trazem o folclore do Canadá, da Inglaterra, da China, da Indonésia, da Argentina, de Portugal e do Brasil, além de compositores como: Noel Rosa, Braguinha, João Donato, Paulo Tatit e Lamartine Babo. Os figurinos, apesar do fundo negro, conseguem ser bem expressivos, mudando conforme as músicas. Os instrumentos de percussão, são um show a parte, alguns inventados por eles. Os dois músicos, também atores e cantores, tem toda uma dinâmica de cumplicidade que só os DUOs afinados conseguem. Essa dupla se formou em 1994. EUGÊNIO TADEU E MIGUEL QUEIROZ estão de parabéns pela simplicidade como desenrolam o novelo. Este Dvd, reúne retalhos de três shows anteriores, que dão a nítida ideia, do parque de diversões que é o DUO RODAPIÃO. Parece que músicas e imagens alcançam mais os pequeninos. Eles se apresentam em teatros, eventos culturais, praças e seminários no Brasil e no exterior. O Dvd é um belo resumo do trabalho da dupla.

Saiba mais em:
E-mail para contato: rodapiao92@hotmail.com
 


CD CRIANCEIRAS


 

Poesias de Manoel de Barros, musicadas por Márcio de Camillo
Concepção e produção: Márcio de Camillo.

A poesia louca e amplamente rica em invenção de Manoel de Barros, nada boba ou tola que, sem mais e nem menos, transborda e estanca. Exemplo: “Eu queria aprender o idioma das árvores / saber as canções do vento nas folhas da tarde / eu queria apalpar os perfumes do sol”.
Musicar esses poemas como fez em seu CD, Márcio de Camillo, me parece que deu muito trabalho, pois as poesias de Manoel de Barros não obedecem rimas e tão pouco métricas, mas ficaram perfeitamente encaixadas e organizadas.As boas melodias de Márcio de Camillo tiveram também interpretações felizes, mesmo porque os arranjos e o canto estão de acordo. Tudo muito bem combinado.
Onde há presença de crianças, o esprito infantil mais que se revelará. A Rádio Maluca recomenda este Cd.

Saiba mais em:
Contato:Criatto Produções. creiattoproducoes@hotmail.com
Telefone: (67) 3026-2240
Zé Zuca http://www.zezuca.com.br/

Palavra Cantada www.palavracantada.com.br/final/index.asp
DVD DE CLIPES DA PALAVRA CANTADA, "VEM DANÇAR COM A GENTE" 
Pra galerinha que gosta da Palavra Cantada, chegou em junho nas melhores loja do país o DVD de clipes "Vem dançar com a gente". O DVD contém ao todo 10
clipes com repertório dividido entre canções inéditas e sucessos da dupla!
O projeto se torna ainda mais especial pois haverá distribuição gratuita de
1500 unidades para escolas públicas de educação infantil, bibliotecas e ONGs que
trabalham com educação infantil no Estado de São Paulo.







 CATIBIRIMBÃO I e II

Para quem procura um trabalho de qualidade musical para crianças, ou seja,
para seus pimpolhos, aqui vai uma dica: Os dois CDs da Silvia Negrão
(CATIBIRIMBÃO I e II). São exemplos dignos da boa música infantil numa
linguagem simples e inteligente, com arranjos adequados ao perfil concepcional
de cada música.
Os temas abordados também são muito legais. Vale à pena dar uma conferida! E
porque não levá-lo para casa? Com certeza a galerinha vai gostar.

Rodney Mariano é compositor, cantor e co-apresentador do programa Rádio Maluca.